terça-feira, 10 de julho de 2012

Cartão de Crédito?!


Veio a calhar a chegada do meu cartão com a data da minha palestra sobre economia pessoal amanhã (11/07/2012), onde justamente um dos tópicos a ser abordado é sobre a utilização do Cartão de Crédito. Abaixo segue um trecho da palestra, e dicas sobre Cartão de crédito. Em breve mais novidades. Obrigado!


Por que vale a pena ter um cartão de crédito?
O uso do cartão permite, que você não tenha que carregar uma grande quantia de dinheiro: maior comodidade e segurança.

Segurança e comodidade: O processo de pagamento também é mais rápido e simples. Os cartões também se beneficiam de grande aceitação comercial,  método mais utilizada nas compras on-line
Cartão como meio de pagamento: Ajudar no gerenciamento do seu caixa. Como? Simples. Você compra hoje, mas só paga no dia do vencimento da fatura. Desta forma, você consegue administrar melhor as suas contas, pois é possível coincidir a data de vencimento com o pagamento do salário ou com o recebimento de outros rendimentos.
com a introdução do pagamento parcelado sem juros através de cartão, as compras com cheques pré-datados têm diminuído cada vez mais. Neste caso, as prestações são lançadas normalmente nas faturas, de acordo com suas respectivas datas de vencimento. 
Cartão para saque:
Para quem viaja, também é possível utilizar o cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico conveniado. Isso sem falar nos benefícios adicionais, como seguro de vida, seguro para aluguel de carro e para perda de bagagem, por exemplo.




Erros a serem evitados no uso do cartão de crédito :

efetuar pagamento mínimo: No passado, algumas operadoras chegaram a baixar o valor do pagamento mínimo para 10%, como forma de estimular o uso do cartão.
Considerar limite do cartão como renda
Em geral, aqueles consumidores que só efetuam o pagamento mínimo do cartão de crédito também incorrem neste erro. Lembre-se, crédito não é renda! Você não paga juros pela sua renda, enquanto que o dinheiro emprestado lhe custa os juros.
Gastar sem planos de pagar a dívida
Muita comodidade às vezes pode fazer mal à nossa saúde, tanto a física quanto a financeira.
Pagar consistentemente com atraso
Se você só vai pagar o valor mínimo, evite atrasos, senão os encargos são ainda maiores, já que você precisa arcar com a multa de mora de 2%, o que só aumenta sua dívida. Reflita sobre o porquê desta situação: você é desorganizado ou não tem como arcar com os pagamentos
?
Ignorar o quanto deve
Quem já não teve vontade de evitar o espelho depois das férias, com medo de encarar os quilinhos a mais? A verdade é que você pode evitar o espelho o quanto quiser, pois as suas calças invariavelmente lhe dirão a "verdade". O mesmo vale para as suas dívidas
!
Compartilhar dívidas
Quem já não conhece alguém que teve o seu nome enviado para o SPC, porque comprou financiado para outra pessoa, que não manteve a sua palavra e atrasou os pagamentos.

Mais detalhes, podem ser encontrados no site da InfoMoney



Nenhum comentário:

Postar um comentário